Já são 200 mil empreendimentos de energia solar fotovoltaica em operação no país
A constante evolução do mundo transforma tudo aquilo que se vê. Isso, obviamente, é um processo natural, que visa sempre melhorar a nossa relação com a terra e com nós mesmos.
Nesse sentido, uma das pautas mais abordadas não só no Brasil como no mundo todo, é a questão do consumo dos bens naturais, afinal temos 7,7 bilhões de habitantes no planeta e a população só cresce.
Por isso, e por tantos outros motivos, as energias limpas estão acompanhando um aumento considerável no debate e na demanda pelos seus produtos.
Ficou interessado e gostaria de saber mais sobre o assunto?! Fique conosco e acompanhe o artigo a seguir.
O futuro
De acordo com o relatório Bloomberg New Energy Finance de 2019, a expectativa é de que as energias eólica e solar cheguem a representar 48% em 2050. Atualmente elas correspondem a 7% do suprimento total de energia no mundo,
Para a energia solar, a projeção é que ela atraia nada menos que US$4,2 trilhões em investimentos nesse período.
Ao mesmo tempo, os combustíveis fósseis devem experimentar uma forte queda, com o carvão passando de 37% para 12%, enquanto o petróleo será “virtualmente eliminado”.
Por fim, a expectativa para as energias hidrelétrica, nuclear e térmica é de que elas permaneçam nos mesmos níveis.
O mercado no Brasil
Em março de 2020, o setor de energia solar no Brasil alcançou 200 mil empreendimentos de energia solar fotovoltaica em operação.
Segundo previsões da Aneel, até 2024 o Brasil terá quase 900 mil sistemas fotovoltaicos On Grid instalados por todo seu território.
Embora ainda não seja um dos países com maior geração de energia fotovoltaica do mundo, o futuro do setor é muito promissor. Mesmo regiões com menor incidência de radiação solar têm o potencial maior que a Europa.
No entanto, a Europa possui instalados mais de 100 GW de energia fotovoltaica enquanto o Brasil possui um pouco mais de 1 GW instalado.
O consumo no Brasil
Apesar de não ocupar as primeiras posições no ranking, já estamos entre os 30 maiores geradores de energia fotovoltaica do mundo, segundo a Absolar.
Em termos de matriz energética, a energia solar fotovoltaica no Brasil já é a terceira mais importante fonte de energia renovável, depois da hidráulica e eólica em potência instalada.
Porém, entre as três é a que mais cresce. Esse crescimento ocorre, não só pela economia nas contas de energia, mas também por conta do barateamento dos custos para sua implantação e devido a criação de linhas de crédito e de financiamento.
Segundo as projeções da Bloomberg, a energia solar deve representar 32% da matriz energética brasileira até 2040.
Uma pesquisa recente feita pelo Ibope Inteligência, mostra que atualmente 89% dos brasileiros declaram ter interesse em gerar energia renovável em casa.
Instalar energia solar não é algo complexo, contudo, é necessário que seja feita por uma equipe qualificada.
Conheça a Energy
A Energy Brasil, a maior rede de franquias de energia fotovoltaica do país, está presente em 26 estados com mais de 400 unidades.
Todos os franqueados estão aptos a comercializar produtos e equipamentos de energia fotovoltaica, bem como prestar serviços de instalação e manutenção dos mesmos.
Ficou interessado? Faça uma simulação e saiba quanto você pode economizar produzindo sua própria energia. Clique aqui e faça a sua!
Esta e outras notícias do mercado de energia solar estão disponíveis aqui ou em nossos canais no Facebook e Instagram.